domingo, 31 de maio de 2020

A História e curiosidades de Novo Hamburgo - Primeira Parte!

Novo Hamburgo, é uma das 10 maiores cidades do Rio Grande do Sul. Com mais de 223 mil km2 de área territorial distribuídos em 27 bairros, com aproximadamente 246.452 habitantes (Censo/2018).
Antes da chegada dos colonizadores, esta era uma região de passagem de vários povos indígenas, especial dos Kaingang, que seguiam o curso do Rio dos Sinos e seus arroios na busca por caça e pesca. Portugueses e seus escravos pouco circulavam por aqui já que estavam mais situados nas terras onde hoje ficam São Leopoldo, Portão e Estância Velha.

Não se pode falar das origens de Novo Hamburgo sem citar a imigração alemã como sendo o ponto de origem. A chegada dos nossos primeiros imigrantes germânicos teve início em 25 de julho de 1824, em São Leopoldo. Da "casa da Feitoria Velha" logo eles se espalharam e colonizaram toda a área do Vale dos Sinos, criando diversos núcleos urbanos (colônias). Entre elas, surgiu a chamada "Hamburger-berg", um pequeno vilarejo no alto de um morro, próximo de uma estrada que levava para Taquara.
Esta tão importante área - que hoje é chamada de Hamburgo Velho - foi construída em lugar estratégico, nas proximidades de um entrocamento de vários caminhos importantes para a época. O local era utilizado por comerciantes, tropeiros e até mesmo pelo Império.

Nesta área, houve um rápido crescimento do comércio em resposta a grande quantidade de pessoas que ali transitavam. Mais tarde, o "morro dos hamburguenses" (tradução Hamburger-berg) também viria a receber uma estação de trem, pois era considerado um importante centro comercial.
A empresa que trouxe a linha do trem a essa região entregou, em 1876, uma estação onde atualmente é o Centro de Novo Hamburgo. Devido a falta de recursos, somente em 1903 deu sequência a linha até Hamburger-berg. Com a criação desta estação, Hamburger-berg perdeu parte do seu brilho, pois o núcleo urbano e o comércio da época começaram a se instalar próximos a Estação do Trem. Aos poucos, a região foi sendo chamada de Hamburgo Velho, enquanto o novo núcleo recebia o nome de Novo Hamburgo.

Por mais de um século, as terras hamburguenses permaneceram como Segundo Distrito de São Leopoldo. Com o passar do tempo, o comércio e as indústrias cresceram muito em Novo Hamburgo. Foi a exposição industrial que, em 1924, impressionou e motivou o então governador Borges de Medeiros a apoiar a emancipação. A permissão para a emancipação foi dada pelo governador em 5 de abril de 1927. Neste dia, Novo Hamburgo tornou-se município do Rio Grande do Sul. O líder emancipacionista Jacob Kroeff Neto tornou-se intendente (prefeito) provisório, até que, no mesmo ano, Leopoldo Petry foi eleito intendente de Novo Hamburgo e teve Guilherme Ludwig como vice.










Nenhum comentário:

Postar um comentário