domingo, 24 de maio de 2020

Ginásio Brigada Militar

Durou pouco mais de meio século (55 anos), mas sua história enriqueceu Porto Alegre e se mantém viva na memória de muita gente. O Ginásio de Esportes da Brigada Militar foi vitimado por um temporal e Posto à venda, para dar lugar a um empreendimento privado. Escolhida como sede dos Jogos Mundiais Universitários, a capital gaúcha precisava de um espaço coberto para as competições de basquetebol. Foi então que o governador Leonel Brizola, em 1962, no final do seu mandato, decidiu ceder um terreno pertencente ao Corpo de Bombeiros, no cruzamento da Avenida Ipiranga com a Rua Mariante.
No ano seguinte, em apenas 92 dias, um tempo recorde, o então chamado Ginásio Universíade, com capacidade para 7 mil pessoas, era inaugurado no dia 29 de agosto. A Universíade, realizada de 30 de agosto a 8 de setembro de 1963, reunindo delegações de 32 países, constituiu-se num dos maiores eventos vividos por Porto Alegre, na época com 720 mil habitantes. Após os jogos, o ginásio passou oficialmente para o controle da Brigada Militar, transformando-se num centro poliesportivo que, ao longo dos anos, foi sede das mais diversas atividades. Foi palco de inúmeras competições e decisões de jogos de basquete, vôlei e futebol de salão. Até bailes de Carnaval foram realizados em sua pista.
Ligadas à história do Ginásio da Brigada Militar e que mais marcaram os anos 1960, ainda hoje lembradas, foram, sem dúvida, as concorridas lutas do Ringue Doze, realizadas nas noites de domingo, sempre com lotação completa e transmitidas ao vivo pela Televisão Gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário