sábado, 30 de maio de 2020

Casa Lira - Hamburgo Velho!



A casa da família Dietschi foi construída entre 1898 e 1900, projeto e execução de Hugo Lipp. Originalmente residência de Samuel Diestschi e sua esposa Frida Hoffmann, mais tarde abrigou, também, uma escola de música. Por algum tempo, também funcionou como pensionato para meninas. O dormitório das alunas ficava no sótão e as alunas maiores tinham dormitório em outra casa, na casa dos fundos (Casa Von Eye, na Rua Mauá), onde funcionava também algumas salas de aula.

O rebaixamento da Avenida General Daltro Filho, no início da década de 1920, fez com que essa casa, como as demais do entorno, ganhasse mais um piso. O, que, originalmente, era um pequeno porão foi transformado em dois espaços que puderam ser explorados como comércio. O próprio Samuel Diestschi instalou ali uma loja de instrumentos musicais, vendia brinquedos, partituras e discos, quase todos os artigos importados. Esse comércio fechou suas portas em 1948 com o falecimento do próprio Samuel.

A lira de metal, no alto da fachada, foi importada em 1905 por Dietschi junto a outra idêntica, instalada no antigo prédio da Sociedade Aliança. Na década de 80, a casa foi adquirida por Lisi Krewer, que ali instalou um atelier de costura, onde produzia roupas de couro, e bolsas, a Bolsas Europa.
Atualmente está instalado no local o ateliê e galeria da artista plástica Ariadne Decker

Nenhum comentário:

Postar um comentário