Todos ou já visitaram, ouviram falar do tradicional viaduto 13 de Vespasiano Corrêa, certo? Sabiam que apresentam algumas curiosidades bem bacanas além de peculiaridades. Vamos a elas? O viaduto foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart com ensaios em túnel de vento, construído pela 2ª. Companhia do 1º. Batalhão Ferroviário e empresa Brasília Obras Públicas, utilizando as mais modernas técnicas de construção para a época.
As fundações dos maiores pilares estão concretadas a 21 metros de profundidade onde foram utilizados 400 metros cúbicos de concreto e 2.800 sacos de cimento. Os pilares são ocos com espessura de 80 centímetros e com uma laje de amarração a cada 6 metros. Foram utilizados 1500 toneladas de aço e 120.000 sacos de cimento na sua construção.
Tem a altura de 143 metros e extensão de 509 metros, sendo considerado um dos maiores viadutos ferroviários do mundo. Sua construção teve início em 21 de junho de 1975 sendo executado 24 horas por dia. Foi inaugurado em 19 de agosto de 1978 pelo presidente Ernesto Geisel durante o período do regime militar no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário