O imóvel foi construído em 1945, projeto do arquiteto alemão Bruno Kurschick para residência do casal Emílio Hoffman e Irene Luíza Schimitt Hoffman. A filha Carmen Hoffman Haas é a atual proprietária. Em 1950, anexo a casa, foi construído um espaço comercial batizado de Bar Maracanã em homenagem ao recém inaugurado Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a Copa do Mundo de 1950, realizada em nosso país.
Os Hofman, foram por décadas, os artistas de Hamburgo Velho. Irene era soprano lírico e, Emílio, violonista e barítono. Onde houvesse na cidade concerto, ópera ou recital, de alguma forma o casal estava envolvido. Irene também participou como solista de importantes acontecimentos musicais em Porto Alegre, cantando em palcos, como o Theatro São Pedro.
Emílio, além de músico, era comerciante e proprietário da casa lotérica "Olá Olá" que funcionava ao lado do Bar Maracanã. O nome da lotérica, vem da forma bonachona e simpática de Emílio cumprimentar a todos com um sonoro "Olá, Olá!"
O casal inicialmente residia na casa ao lado da Fundação Scheffel, onde Irene quebrava o silêncio do lugar com seus estudos de canto. O artista Scheffel, ainda menino, sentava no muro do outro lado da rua para assistir a esses momentos, num misto de encantamento e espanto. Na lotérica dos Hofmann, existe uma Deusa da fortuna pintada pelo artista Scheffel por encomenda do casal, como forma de incentivar o jovem artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário